facebook twitter flickr

Corrente Cultural

O que é

 

Você só vai pensar nisso! Entre os dias 3 e 8 de novembro, os curitibanos poderão conferir centenas de eventos espalhados em diversas regiões da cidade. Durante a semana, dezenas de atrações se apresentarão em teatros, ruas da cidadania, espaços musicais, parques, terminais de ônibus e nas ruas da cidade. No sábado, dia 7, e domingo, dia 8, a cidade terá cinco palcos com apresentações de grandes nomes da música nacional, além de bandas e DJs curitibanos.
 
A Corrente Cultural é uma união de diversos entes promotores de cultura em Curitiba que se juntam para oferecer, durante uma semana, uma programação cultural intensa para a cidade.
 
A Corrente Cultural 2015 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). Tem patrocínio do Hard Rock Cafe Curitiba, Coca-Cola, Banco do Brasil, Rolling Stone Magazine, Spotify e Rádio Mundo Livre FM.
 
História
 
Movimento criado em 2009, a Corrente Cultural é fruto da união de instituições públicas e privadas, artistas e produtores culturais, em torno de um mesmo objetivo: valorizar e promover a diversidade cultural em Curitiba. Durante uma semana, em novembro, o centro e os bairros são tomados por uma intensa programação artística que culmina com a Virada Cultural.
 
Nos dois anos seguintes, o evento teve o reforço de uma extensa programação concentrada durante 24 horas, a primeira com um tema em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e o segundo com uma celebração da Cultura da Paz. Foram mais de 80 espaços participantes em cada ano com centenas de atrações, entre espetáculos, exposições, debates, mostras, instalações, shows, desfiles, recitais, performances e outras atividades. 
 
Em 2012, a Corrente Cultural teve início no dia 3 de novembro e tomou a cidade com programações culturais até o dia 11. A programação aconteceu em 95 espaços.
 
Já 2013 marcou o início de uma nova fase da Corrente Cultural em Curitiba. Em sua 5ª edição, como parte de uma política cultural para fortalecer os artistas e a produção local, a Corrente Cultural homenageou o maestro e compositor Waltel Branco. Além de ser um ícone de renome internacional do jazz, da Bossa Nova, da música incidental e de trilhas sonoras, tem parcerias de sucesso com artistas como Djavan, Caetano Veloso, Chico Buarque, Henri Mancini e muitos outros.
 
A edição aconteceu durante a semana entre os dias 3 e 8 de novembro, com eventos promovidos em museus, espaços culturais, bares, casas noturnas, logradouros públicos e outros locais. No sábado e domingo, dias 9 e 10, em uma grande celebração, a cidade recebeu dezenas de artistas que se apresentaram em palcos montados no centro de Curitiba. No final de semana também aconteceram diversos eventos gastronômicos, de moda, de circo, games, artes visuais, cinema, teatro, stand-up, literatura, e arte urbana.