facebook twitter flickr

Corrente Cultural

06/11/2015 11h01

Corrente Cultural apoiará campanhas de saúde

 

Em 2015 a Corrente Cultural incluiu apoio a duas campanhas sociais, na área de saúde. Uma delas é pela construção do Hospital Oncopediátrico Erasto Gaertner. Já outra é pelo fim da poliomielite, do Rotary Internacional. As parcerias com a Fundação Cultural de Curitiba (organizadora da Corrente) foram firmadas em outubro e envolvem desde a distribuição de materiais pelas instituições até divulgações das campanhas nos palcos do evento.

 

“A Corrente Cultural é o maior evento público do ano em Curitiba e leva milhares de pessoas às ruas. É a melhor oportunidade para a divulgação de causas importantes como essas, que a Fundação Cultural abraça com muito carinho”, afirma o presidente da FCC, Marcos Cordiolli.

 

Polio – O Dia Mundial de Combate à Poliomielite (também conhecida como paralisia infantil) é celebrado no dia 24 de outubro e, desde então, o Rotary tem intensificado sua campanha mundial End Polio Now (endpolionow.org).

 

A doença é altamente contagiosa, causa paralisia e até morte. Mas por apenas R$ 2,50 uma criança pode ser vacinada e ficar protegida por toda sua vida. Para isso o Rotary vem angariando doações por todo o mundo.

 

A instituição informa que já ajudou a imunizar mais de 2 bilhões de crianças em 122 países e a meta é erradicar a doença até 2018. Apesar de a doença existir atualmente em apenas dois países (Afeganistão e Paquistão), outras nações continuam correndo o risco de importar o vírus.

 

Câncer – Na próxima segunda-feira (dia 9), o Hospital Erasto Gaertner anunciará sua campanha para arrecadar recursos financeiros e doações que auxiliem na construção do primeiro hospital oncopediátrico do Paraná. Entre as ações está programado até um show com o cantor Daniel, no dia 18 de dezembro, no Clube Curitibano.

 

Atualmente, a Pediatria está localizada em setor interno do Hospital e registrou, em 2014, 402 casos novos, além do atendimento mensal de cerca de 500 pacientes. Com 3,6 mil metros quadrados, o novo espaço será exclusivamente dedicado a crianças e adolescentes com câncer, que terão um ambiente moderno e humanizado, especializado no tratamento da doença.

 

"Considero muito importante a adesão da sociedade, pois isto demonstra que assumimos nossa cidadania e solidariedade em uma obra que visa o bem comum”, considera Sandra Zanette, incentivadora da campanha.

 

A Corrente Cultural 2015 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). Tem patrocínio do Hard Rock Cafe Curitiba, Revista Rolling Stone, Coca-Cola, Spotify, Banco do Brasil e Mundo Livre FM. Apoio cultural Bienal Internacional de Curitiba, Instituto Goethe, Instituto Cervantes, Consulado Geral da Itália, Gepetto Pizzaria, Radiola, Caixa Cultural, Fecomércio/Sesc-PR, Governo do Estado do Paraná e Gazeta do Povo. Promoção: RPCTV. Apoio Social: End Polio Now e Família Erastinho.