facebook twitter flickr

Corrente Cultural

09/11/2014 19h00

Arte digital e atividades nos bairros abrem a Corrente Cultural 2014

 

FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. Foto: Alice Rodrigues

Adubando o Pinhão no Pinheirinho

Winton Cabral, Diogo Dreyer e Anna Zétola. Foto: Alice Rodrigues

Corrente na Rua

"É tudo Ilusão" nas Ruínas de São Francisco

O primeiro final de semana da Corrente Cultural levou milhares de pessoas para as ruas de Curitiba. As atividades começaram no sábado com a Usina de Criatividade no Parque São Lourenço e se estenderam por todo o domingo com o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, com o Adubando o Pinhão, no Pinheirinho, Corrente na Rua, na Água Verde e o Planetário Cultural, na praça Santos Andrade.
 
A abertura oficial do evento aconteceu, na manhã de domingo, no Centro Cultural Sistema Fiep com o FILE– Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. Na solenidade estiveram presentes representantes do Sesi-PR, entidade que realiza o File, da Fundação Cultural de Curitiba e da Caixa Econômica Federal. Programado para acontecer até o dia 7 de dezembro, a edição curitibana do FILE conta com diversas instalações interativas que como a Arart e a Stary night, de lupas, na instalação Simulacra, de microfone, na instalação “Fala” ou ainda deitando num robô tátil, na obra “Martela”, além de jogos do FILE GAMES e animações do FILE ANIMA+. 
 
Para a gerente de cultura do Sesi-PR, Anna Zétola, o File coloca Curitiba definitivamente no circuito dos grandes eventos de arte. “Na edição de 2015 a ideia é abrir oficinas e espaço para os trabalhos produzidos pelos artistas de Curitiba”, revelou Anna.
 
O gerente regional de governo da Caixa Econômica Federal, Wilton Cabral, ressaltou a parceria do banco com a Fundação Cultural e a cidade de Curitiba. “Tudo que traz benefícios para a cidade e leva conhecimento para a população envolve o trabalho conjunto de diferentes entidades . Nos próximos quatro anos, a CAIXA pretende investir R$ 300 milhões em cultura”, anunciou Cabral.
 
Para o diretor de comunicação da FCC, Diogo Dreyer, a realização da Corrente Cultural é fruto da união de importantes entes da cidade. "A Corrente se consolida como grande evento cultural de Curitiba. É mais uma oportunidade para os artistas locais se encontrarem com a população em diferentes espaços da cidade", lembra Diogo. 
 
A Corrente Cultural 2014 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Sesi-PR, Fecomércio-PR/Sesc-PR e demais parceiros. Tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Coca-Cola, apoio cultural do Banco do Brasil, Grupo Thá, Paleteria Mexicana e Clube Vibe e promoção da ÓTV, Gazeta do Povo e Rádio Mundo Livre. Mais informações em www.correntecultural.com.br.
 
Música, capoeira e grafitti - Durante o domingo (9), a praça Afonso Botelho recebeu as atividades do Corrente na Rua, o evento reuniu os amantes da cultura Hip Hop e do skate para batalhas de rima, apresentações de break e oficinas de grafitti. Na Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, o público pode acompanhar apresentações de rap, reggae, dub, roda de capoeira,  além das atividades recreativas. No Bosque Alemão, a tarde foi dedicada ao choro e o público presente poe acompanhar as apresentações do Trio Quintina e Sérgio Albach, Daniel Migliavacca Trio e Julião Boêmio e do conjunto Choro e Seresta. O centro de Curitiba também abriu espaço para a Corrente e recebeu diverso espetáculos ao ar livre. Na praça Santos Andrade, o Planetário Cultural mostrou através de estímulos visuais, sonoros e táteis como aconteceu o Big Bang. 
 
Agenda – A Corrente Cultural continua nesta segunda-feira (10) com os seguintes eventos:
 
09h às 18h (2ª a 6ª feira) e 09h às 13h (sábados) Museu de Arte da UFPR – MusA
VISITA GUIADA – A COLEÇÃO DO MUSA E A CRÍTICA ADALICE ARAÚJO
 
09h às 20h (2ª a 5ª feira) e 09h às 16h (6ª feira) GOETHE-INSTITUT CURITIBA
Exposição Gerrit Engel: Berlim. Fotografias
 
10hTerminal da Campina do Siqueira
HISTÓRIAS À BRASILEIRA |
 
10h às 18hCENTRO CULTURAL SISTEMA FIEP
FILE CURITIBA 2014 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
 
10h30 Terminal do Sitio Cercado
NOS BRAÇOS DOS PINHEIRAIS – JOÃO TRISKA
 
11h e 15hRua da Cidadania da Fazendinha ( Quadra Coberta)
GIRO DUPLO: UM PEQUENO GRANDE ESPETÁCULO
 
13h30 às 16h30Rua da Cidadania da Fazendinha (Auditório)
LUDUS KAIRÓS
 
14h30 às 18hRua da Cidadania de Santa Felicidade (ao lado da quadra de esporte)
GALERIA SEM LICENÇA
 
16h TERMINAL PINHEIRINHO
SHOW MAR DE DENTRO – THAYANA BARBOSA
 
17h30 às 21h30 Rua da Cidadania do Boqueirão
FESTIVAL PARANAUÊ
 
18h30INSTITUTO CERVANTES
CICLO DE VIDEOARTE: O FUTEBOL OU COMO DESMARCAR UM LANCE
 
19hCCIB DANTE ALIGHIERI
MOSTRA D’ARTE DANTE ALIGHIERI